Publicado: 21/02/25 às 09h43
Getty Images
Nesta semana, o Comitê Intersetorial de Saúde Mental (CISM) - também vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma reunião nas dependências do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS-I) de Arapongas Dr. Walter Buzalaf, no Jardim Lorena. Foram apresentados o fluxograma dos atendimentos, equipe especializada, metodologia dos atendimentos e demais assuntos voltados para a qualidade do serviço em saúde mental; voltado exclusivamente para as crianças e adolescentes. O ato contou com a participação do presidente e coordenador adjunto do Comitê, Eucir Antônio Zanatta, do coordenador da CAPS Infantil, enfermeiro Maicon Depieri, e demais representantes da Secretaria de Saúde.
Integração
Ainda sobre o CAPS Infantil, nesta semana, o Centro Municipal Especializado de Arapongas (Cemear) – integrado com a Secretaria Municipal de Educação, participou de uma reunião junto à equipe especializada do novo espaço em saúde mental. O momento foi para alinhar e compartilhar os serviços, além de mudanças acerca do processo de solicitação de professores de apoio para alunos com algum tipo de necessidade. “O CAPS Infantil atua de forma integrada, indo ao encontro das reais necessidades dos nossos pacientes, somando esforços e contribuindo para a qualidade da saúde mental das crianças e dos adolescentes”, finalizou o coordenador, Maicon Depieri.
EQUIPE
Atualmente, o CAPS Infantil conta com 12 profissionais, entre psiquiatras, psicólogas, assistente social e enfermagem. Mas a partir de fevereiro, a equipe deve aumentar com a vinda de psicopedagoga e fonoaudióloga.
Também inserido no contexto do atendimento psicossocial, o CAPS Infantil de Arapongas vai adotar ações integradas com as Secretarias Municipais – Esporte e Cultura, além de voluntariado para a implantação de grupos terapêuticos por meio de oficinas semanais.
FUNCIONAMENTO
O CAPS Infantil atende de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h. Endereço: Rua Japu, s/n – atrás do Detran – Jardim Lorena.