(43) 9 9974 2004     (43) 9 9912 2004

Requerimentos e Moção de Apoio são aprovados pela Câmara de Apucarana

Publicado: 18/02/25 às 16h57

Getty Images

Com grande público, a Câmara Municipal aprovou em sua 3ª Sessão Ordinária de 2025, nove requerimentos endereçados ao Executivo Municipal e à Autarquia Municipal de Educação (AME), e uma Moção de Apoio. Dois dos requerimentos, um de autoria do vereador Tiago Cordeiro de Lima (PDT), e outro de autoria do vereador Luciano Facchiano (Agir), foram retirados de pauta a pedido dos próprios autores. 

O presidente da Câmara, vereador Danylo Acioli (MDB), comentou o expediente desta segunda-feira. “A sessão foi marcada por tratar do tema Educação. Sempre trazemos essa pauta, mas hoje temos alguns problemas estruturais que precisam ser tratados pelo Executivo Municipal", ressalta.  

"Além disso, apreciamos e votamos uma Moção de Apoio ao deputado federal Marcel Van Hattem, de autoria do vereador Livoti, em razão do indiciamento a que foi submetido. Nós precisamos defender o parlamento, porque aqui quem usa a voz para falar pelo público são os parlamentares”, complementou Acioli.  

O autor da moção, vereador Guilherme Livoti (União Brasil), argumentou que a situação enfrentada pelo deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS), indiciado pela Polícia Federal por declarações feitas no exercício de seu mandato, representa um precedente preocupante que pode comprometer a atuação de qualquer parlamentar. "A liberdade de expressão dos representantes eleitos deve ser garantida para que possam desempenhar seu papel sem receios ou represálias", afirmou. 

A sessão contou com a presença dos vereadores Moisés Tavares (PP), Tiago Cordeiro (MDB), Luciano Facchiano (Agir), Wellington Gentil (Agir), Adan Lenharo (DC), Guilherme Livoti (União), Gabriel Caldeira (União), Sidnei da Levelimp (MDB) e Luiz Vilas Boas (PDT), e da vereadora Eliana Rocha (Solidariedade).