(43) 9 9974 2004     (43) 9 9912 2004

A importância dos primeiros socorros

Publicado: 11/09/24 às 08h23

Getty Images

Muitas pessoas acabam entrando em pânico em determinadas situações de emergência, e com isso, evitam tentar ajudar. O ideal é sempre manter a calma, e chamar rapidamente o resgate profissional. Após isso, você apenas deverá aplicar qualquer procedimento se tiver conhecimento no que está fazendo. Caso tenha dúvidas, o ideal é aguardar o socorro e se possível, apenas proteger o acidentado de perigos maiores.

Primeiros Socorros são técnicas de emergência, que devem ser aplicadas a vítimas de mal súbito, acidentes, ou que estão em perigo de vida. O objetivo desses procedimentos é manter os sinais vitais e tentar evitar a piora do quadro no qual a pessoa se encontra. Esses procedimentos podem ser feitos por uma única pessoa ou pode ser uma ação coletiva, dentro é claro, de suas devidas limitações de ajuda ao próximo, até que o socorro especializado esteja no local para prestar o serviço adequado.

Manobras simples podem minimizar sequelas e manter a vida, a chamada “corrente da sobrevivência” preconizada na parada cardíaca pode ser reproduzida em outras situações clínicas ou traumáticas. Significa um conjunto de ações e condutas que tem como objetivo oportunizar a sobrevivência de vítimas graves. A corrente é formada por elos que simbolizam todos os passos necessários nessa assistência: “O primeiro elo é representado pelo chamado de socorro. O segundo, a realização de manobras básicas para a manutenção da vida. Os demais elos são responsáveis pelo atendimento pré-hospitalar e tratamento definitivo. O sucesso de todo atendimento depende de uma corrente forte em todos os seus componentes”. Existem sistemas públicos e privados de atendimento pré-hospitalares bastante eficientes, porém, por mais rápido que seja o tempo de resposta da equipe, as manobras básicas naqueles minutos preciosos até a chegada do socorro são fundamentais e podem significar a diferença entre a vida e a morte, entre a recuperação plena ou a sequela definitiva. “O leigo bem informado e com mínimo treinamento evitará condutas que possam agravar a situação e será um aliado no socorro às vítimas naqueles primeiros minutos, fortalecendo o primeiro elo da corrente da sobrevivência”.

PMs salvam bebê de 15 dias em Apucarana

A Polícia Militar (PM) de Apucarana ajudou a salvar uma bebê, de apenas 15 dias de vida, que havia se engasgado com leite materno, no começo da madrugada desta quarta-feira (11).

A família desesperada ligou no 190 e uma equipe foi enviada para o endereço, no Distrito do Pirapó.

Através do 190, os PMs Cabo Maércio e Soldado Hadassa, orientaram a família e a bebê voltou a respirar.

O Samu foi chamado, sendo que o médico e socorristas ajudaram no salvamento e a criança foi levada para o Materno Infantil do Hospital da Providência.

Como agir em caso de engasgo em bebês

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Como agir em caso de engasgo por corpo estranho: Manobra de Heimlich

Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.