43 3422-4191     43 9 9912-2004

Vini Jr. vai quebrar o tabu? Como era o mundo quando o último brasileiro foi o melhor do mundo no futebol?

Publicado: 03/06/24 às 11h43

Getty Images

A última vez que um brasileiro conquistou a honraria foi em 2007, com Kaká, então estrela do campeão europeu Milan. Na ocasião, Kaká superou ninguém menos que os jovens Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, que na década seguinte empilharam cinco troféus cada um.

Desde então, o brasileiro a chegar mais perto do troféu foi Neymar, terceiro colocado em 2015. O atacante, atualmente no Al-Hilal, nem sequer era profissional quando Kaká faturou o prêmio. O ano de 2007 também foi marcado por grandes acontecimentos esportivos, políticos e nos ramos da tecnologia e do entretenimento.

A última vez que um brasileiro foi melhor do mundo

  • Kaká foi eleito o melhor jogador do mundo em 2007, após uma grande temporada com o Milan;
  • Atualmente, Vini Jr é o principal jogador brasileiro no planeta e um dos favoritos ao troféu;
  • De 2007 pra cá, o brasileiro que chegou mais perto do troféu foi Neymar, em 2015.

     

    Kaká foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 2007, dando enorme alegria ao torcedor brasileiro. O meia seguia os passos de uma linhagem de atletas brasileiros que tinha Rivaldo, Romário, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, por exemplo. 

    Na disputa, o então atleta do Milan, com 25 anos, superou Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, que viriam a se revezar pela honraria na década seguinteÚltimo brasileiro a alcançar esse feito, há 17 anos, Kaká recebeu o prêmio das mãos do então presidente da entidade, Joseph Blatter, e do Rei Pelé.

    O primeiro lugar no Fifa World Player Of The Year (Prêmio de Melhor Jogador do Mundo Fifa, em tradução livre) foi conquistado graças à temporada espetacular que Kaká fez com o clube italiano, sobretudo no título da Liga dos Campeões 2006/07. Por sinal, naquele ano, Kaká também levou para casa a Bola de Ouro, os troféus de melhor jogador da Uefa e do Mundial de Clubes, entre outros.

    O ex-meia revelado pelo São Paulo faz parte da lista seleta de brasileiros que já foram eleitos o melhor do mundo pela Fifa. Ele está ao lado de Romário (1994), Ronaldo (1996, 1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho Gaúcho (2005). Desde então, nenhum atleta do país conseguiu alcançar essa posição. Neymar foi quem chegou mais perto, em 2015 e 2017, quando ficou em terceiro lugar. Vinícius Júnior tem sido preterido das listas.

    Esse ano o tabu termina?

    Na busca pelo título de Bola de Ouro, Vinícius Júnior conseguiu atingir mais um feito na temporada. O atacante brasileiro de 23 anos foi eleito o melhor jogador da atual edição da Liga dos Campeões da Uefa (2024). A escolha foi feita através de um painel de especialistas da entidade.

    Ao todo, Vinícius marcou seis gols e cinco assistências em 10 jogos na edição atual. Ele coroou seu desempenho na Champions ao fazer um dos gols na vitória por 2 a 0 sobre o Borussia Dortmund, na final do torneio.

    Com o gol anotado, o atacante também se tornou o primeiro brasileiro a marcar em duas decisões de Liga dos Campeões distintas. Na edição 2021/2022, Vinícius foi o responsável por dar o título para o Real Madrid na partida contra o Líverpool, que terminou com o placar de 1 a 0. 

    "(Vinicius Junior) realizou uma série de atuações sensacionais para o Real Madrid durante a campanha vitoriosa, contribuindo com seis gols no total, incluindo o gol decisivo na final contra o Borussia Dortmund", afirmou. 

    Além do jogador brasileiro, outro atleta do Real Madrid que desponta entre os destaques é o inglês Jude Bellingham, mas, mesmo assim, a maior parte da preferência está voltada para Vinícius Júnior.

    Na atual temporada, o camisa 7 do time merengue disputou um total de 39 jogos, tendo marcado 24 gols e dado 10 assistências.