43 3422-4191     43 9 9912-2004

Futebol em libras, sim. Temos!

Publicado: 28/12/21 às 15h46

Arquivo pessoal

Torcedora do São Paulo, de Apucarana, cria página para traduzir lances e notícias das partidas para a comunidade surda

 

Inclusão. Essa palavra motivou a apucaranense Camila Fernanda Santiago, de 31 anos, a mergulhar na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo inicial era melhorar a comunicação com seus clientes, mas a paixão pelo São Paulo Futebol Clube deu vida a um projeto pessoal inusitado: SPFC Libras. A página nas redes sociais (@spfclibras) está no ar há cerca de seis meses e traz as novidades do tricolor paulista em Libras.

 

“Criei o SPFC Libras para dar mais visibilidade à comunidade surda tricolor. Quando fiz a página não tinha ninguém com iniciativa semelhante no meio do futebol. Eu faço o desafio da datilologia (como se fosse a soletração de uma palavra ou nomes) todos os dias com o nome de jogadores e jogadoras do São Paulo FC”, revela Camila.

A apucaranense também faz vídeos antes dos jogos para anunciar o jogo do dia. “E quando algum surdo tem dúvidas sobre alguma matéria na TV ou em sites, eu ajudo”, comenta Camila, que tem se dedicado ao projeto todos os dias.

 

Ela não narra os jogos em tempo real. “Eu não transmito ainda os jogos pois não sou fluente”, justifica. Porém, com o avanço dos estudos em Libras, Camila pretende ampliar ainda mais o seu projeto. “Estudo Libras desde 2019. Comecei presencial e agora faço curso online para continuar me aperfeiçoando e poder ajudar ainda mais a comunidade surda”, diz.

“Antes de entrar no mundo do futebol, a Libras entrou na minha vida com o intuito de me comunicar com os surdos. Trabalho em uma loja de roupas e no comércio de assados do meu irmão. Temos clientes surdos e acho importante essa inclusão”, afirma.

Quando começou a pandemia, em março de 2020, Camila relembra que surgiu a ideia de fazer o SPFC Libras, mas, por ser tímida, o projeto demorou um pouco para ganhar as redes sociais. “Oficialmente tudo começou no dia 14 de junho desde ano, mas, desde criança, eu gosto muito de esportes. Meu pai sempre me ensinou tudo sobre futebol e a paixão pelo São Paulo permanece até hoje”, garante.

 

Desafios

 

No segundo dia da página, Camila postou o desafio com o volante Luan. “Ele retuitou e ajudou que mais torcedores seguissem o SPFC Libras. Depois várias páginas do São Paulo ajudaram na divulgação. Com isso, alguns jogadores interagem com a página”, diz. O SPFC Libras tem página no Facebook, Instagram e também no Twitter.

 

Entre as interações de jogadores, a torcedora lista Lucas Moura, Aloísio Chulapa, Richarlyson, Dagoberto, Calleri, Amoroso, Souza, Alex Silva, entre outros. “Recentemente, Fabão, no Dia Nacional dos Surdos, enviou uma foto fazendo o sinal universal ‘eu te amo’ na língua de sinais. Isso foi muito gratificante, porque o projeto está despertando interessante por Libras em várias pessoas”, avalia.

 

O interesse por Libras não fica restrito aos torcedores do São Paulo. “Torcedores de outros times também seguem a página. Isso me motiva muito, porque a inclusão fala mais alto que a rivalidade no futebol”, defende.

E nessa jornada, Camila conta com o apoio da família e também dos amigos, que compartilham os conteúdos e indicam aos amigos.