43 3422-4191     43 9 9912-2004

Ballet desenvolve habilidades físicas, sensoriais e cognitivas

Publicado: 13/12/21 às 08h58

Foto Divulgação: Arquivo Pessoal

O tempo de tela, aquele passado em frente a computadores e smartphones, aumentou desde o início da pandemia de coronavírus no início de março do ano passado. Um ano depois, a rotina está longe de voltar ao normal, inclusive para as crianças e adolescentes, o que não significa que tudo perdeu a graça.

Pelo contrário, no Ballet Pavlova, a diretora da escola e professora de ballet clássico Taína Gonçalves decidiu colocar uma pitada a mais de irreverência nas aulas, com o intuito de aguçar o interesse dos alunos, em especial de crianças e adolescentes.

Ela, que é maitre em ballet clássico e formada em ballet e jazz, revela que as aulas temáticas ganharam espaço, cativando os alunos. As aulas de ballet, na avaliação de Taína, trazem vários benefícios às crianças, em especial neste período de isolamento.

O ballet auxilia no desenvolvimento de habilidades físicas, sensoriais, cognitivas e emocionais. “Com a restrição por causa da pandemia, as crianças e adolescentes também passaram a ficar mais sedentários, passando mais tempo em frente às telas, o que gera um cansaço mental”, pontua.

“Para quebrar essa rotina, pensamos nas aulas de ballet para movimentar o corpo também, para que haja a liberação de endorfina e serotonina, neurotransmissores que dão essa sensação de bem-estar, porque, ao ficar muito sentado, é natural ir perdendo a força, a flexibilidade. Além disso, tem a interação com os colegas, claro, sempre respeitando as normas de distanciamento”, frisa Taína.

Ainda de acordo com Taína, que também é graduada em educação física e pós-graduada em Dança, todo corpo, que se propõe a fazer ballet, desenvolve capacidades motoras, como lateralidade, orientação espacial, velocidade e força. “Essas habilidades são mais perceptíveis nas crianças, mas toda pessoa que faz ballet desenvolve. Além da disciplina, principalmente para as crianças, pois passam a entender que tem momentos para sentar, para fazer exercícios em pé e interagir”, observa.

Taína comenta ainda que o Ballet Pavlova segue o método Vaganova, criado no século XIX pela bailarina russa Agrippina Vaganova, que prioriza o aprendizado de forma gradual e enfatiza a consciência corporal do aluno a cada movimento.

 

Cuidados

A diretora do Pavlova comenta que o distanciamento é comum no ballet, mas agora se tornou ainda mais observado. “Neste momento, exigimos o uso de máscara, da higienização das mãos, retiramos o uso do colchonete e desativamos a brinquedoteca e a recepção. E claro, higienização as salas antes de cada aula”, ressalta.

 Veja abaixo 6 benefícios do Ballet Infantil:

 

1. Incentiva a sociabilidade

2. Encoraja a disciplina física, controle e consciência corporal;

 

3. Inspira senso de confiança física e mental

 

4. Desperta boa postura e habilidade corporal

 

5. Promove a percepção entre música, ritmo e movimento

 

6. Aprimora o foco e a concentração