43 3422-4191     43 9 9912-2004

Segurança em tempos de pandemia

Publicado: 18/06/20 às 11h22

Matéria: Vanuza Borgues Foto: Priscila Camacho

Ruas vazias, desemprego, vulnerabilidade social. A pandemia de covid-19, entre tantos impactos, também alcançou em cheio a segurança. Desde março deste ano, quando começaram a surgir os primeiros casos de coronavírus e medidas de isolamento social passaram a ser adotadas, não foi apenas a curva do vírus que começou a crescer, a de crimes como furtos e arrombamentos também passou a aumentar.

“Nas últimas semanas, dados da nossa equipe de monitoramento, apontam um aumento expressivo em crimes contra o patrimônio público e privado, em especial arrombamentos”, afirma Juliano Bongiolo, sócio da Inviolável Apucarana, empresa pioneira nos serviços de monitoramento eletrônico de segurança no município.

Diante do aumento expressivo deste tipo de crime, Juliano observa que é preciso tomar alguns cuidados para inibir a atuação deste tipo de criminosos. “O nosso negócio é monitoramento eletrônico, mas sugerimos, mesmo para quem não possa investir na contratação deste serviço, instale um sistema de segurança. Além disso, sempre observe a movimentação da rua ao entrar e sair de casa”, orienta.

Com experiência de 25 anos na área de segurança, Juliano sugere, um investimento inicial para residência, uma central de alarmes, com sensores nas portas e janelas, duas sirenes (uma voltada para frente e outra para o fundo) e quatro câmeras. “Antes de comprar as câmeras, é importante estudar a aplicação do equipamento de acordo com o ambiente a ser instalado, interno ou externo. Isso vai garantir a qualidade do monitoramento”, ressalta.

Para os clientes da Inviolável, ele frisa que esta assessoria não tem custo mediante a contratação do serviço de monitoramento eletrônico. “Neste caso, a nossa equipe faz um estudo do posicionamento estratégico dos equipamentos, entre outros detalhes do projeto de segurança” frisa.

Aumento da eficácia

Sobre monitoramento eletrônico, Juliano chama a atenção para outro dado, a eficiência do serviço. “Equipamentos de segurança quando usados de forma isolada apresentam um índice de eficiência em torno de 20%. Já quando associados ao sistema de monitoramento número sobre para 90%”, compara.

De acordo com o empresário, a diferença ocorre porque a equipe da Inviolável é treinada para controlar desde de acionamento falso de alarmes a intervir em casos de furtos, arrombamentos e até assaltos.

 “Por conseguirmos visualizar o ambiente através da central de monitoramento e checar as senhas e contrassenhas com o proprietário conseguimos aumentar nosso índice de eficiência. É claro, além disso, sempre contamos com o apoio da Polícia Militar (PM), que é uma grande parceira por saber da seriedade do nosso trabalho”, diz.

Em casos de assaltos e arrombamentos, Juliano comenta que a equipe, ao identificar a situação, repassa os dados para a Polícia Militar, que são os profissionais mais capacitados para agir nessas circunstâncias, e também presta todo o apoio ao cliente.

 

A Inviolável

Pioneira no serviço de monitoramento eletrônico, a Inviolável atua em Apucarana desde 1996 e também em Arapongas. Somente na Cidade Alta, a empresa conta com mais de 35 colaboradores, a maioria deles com mais de 15 anos de casa, o que representa maior qualidade operacional e também confiança por parte dos clientes.  

“O sucesso do nosso trabalho é resultado da parceria com a Polícia Militar, Guarda Municipal e comprometimento dos nossos colaboradores. Com esta postura de parceria, nós temos conseguido controlar as ocorrências mesmo diante deste aumento expressivo. Além disso, nosso propósito é dar continuidade nos serviços prestados aos clientes que j monitoram seu patrimônio desde o início das nossas atividades e os novos com o mesmo diferencial que nos trouxe até aqui.