43 3422-4191     43 9 9912-2004

Portugal: uma viagem para reavivar os sentidos

Publicado: 10/06/20 às 09h37

Texto: Vanuza Borges | Foto: António Francisco Calado/Pixabay

Um verdadeiro reencontro com nossas raízes culturais. Conhecer Portugal é conhecer, de alguma maneira, um pouco mais de nós, da nossa culinária, dos sotaques que permeiam o Brasil, do nosso jeito de ser. No início deste ano, o publicitário Ricardo Marx, diretor da Hope! Magazine, desembarcou na terrinha acompanhado da família.

Apaixonado nato por viajar, ele garante que Portugal oferece uma experiência completa em família, ou não. O idioma, apesar de mais arrastado, faz sentir-se em casa, independente do roteiro. E por falar em roteiro, Portugal tem vários.

Aos amantes de um bom vinho, região Douro; aos que não resistem mergulhar na história, a arquitetura local é um verdadeiro museu a céu aberto com seus castelos e conventos; aos  que não abrem mão de sol e mar, as praiais de Algarve, e, aos que se rendem à aventura,  Nazaré e as maiores ondas do mundo. E a todos, os sabores irresistíveis da culinária.

Se quer vivenciar algo específico, como a vindima (colheita das uvas) ou pegar um bronze em terras portuguesas, fique atento as melhores épocas do ano para isso, mas, de antemão, Portugal tem o que fazer nas quatros estações. Não se preocupe! Vamos um pouquinho mais desse destino incrível?

Lisboa

Porta de entrada principal em Portugal, Lisboa é uma viagem no tempo valseando entre o passado e o presente. As calçadas de pedras são as mesmas há séculos, os telhados vermelhos e azulejos coloridos formam pinturas ao ar livre num piscar de olhos.

Os bondinhos elétricos continuam pelas ruas, como o clássico amarelinho da linha 28, forrado de madeira, que percorre os bairros históricos da cidade, num verdadeiro city tour. Do passado nostálgico, mas em pleno funcionamento, os elevadores públicos sobem e descem o tempo todo.

As tascas, pequenos restaurantes que servem comidas típicas, continuam populares, assim como as fornadas quentinhas de pastéis de nata. E por falar em pastéis, não deixe de provar os inigualáveis pastéis de Belém, produzidos exclusivamente numa fábrica ao lado do Mosteiro dos Jerónimos, que guarda a receita a sete chaves, localizado no charmoso bairro de Belém, que vale um passeio à parte.

A trilha sonora perfeita para este lado nostálgico de Portugal é o fado, música poética e melancólica, característica do país, cantado pelo fadista, que é acompanhado de uma guitarra clássica e uma guitarra portuguesa.

Porém, nem só do passado vive Lisboa. Aliás, a capital portuguesa está a cada dia mais cosmopolita, com edifícios assinados por grandes nomes da arquitetura, bares dedicados inteiramente a cervejas artesanais, gins e drinques elaborados, lojas renomadas, hotéis e feiras de arte.

Em meio a tudo isso, o que visitar? As escolhas dependem do tempo e do gosto, mas alguns passeios valem a pena guardar na memória. Belém, merece atenção especial, endereço do Mosteiro dos Jerónimos, que faz parte do Patrimônio Mundial pela Unesco. Na ala norte do mosteiro está o túmulo do poeta Fernando Pessoa, já uma estátua em sua homenagem está no café A Brasileira.

A construção do Mosteiro dos Jerónimos começou em 1501. Nesta época missas eram rezadas antes dos navegadores se aventurarem em alto-mar. Já a Torre de Belém tinha duplo papel, defender Lisboa de possíveis invasores e controlar entrada de embarcações no estuário do Rio Tejo, carregadas com as riquezas provenientes do Novo Mundo.

Às margens do Rio Tejo, por si só já vale uma pausa, mas estando lá visite o monumento Padrão dos Descobrimentos, onde estão as criptas dos navegadores como Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama, e também a Rosa-dos-Ventos, que mostra as rotas das descobertas portuguesas nos séculos XV e XVI. Era do estuário do Tejo que partiam as naus e caravelas as dos descobrimentos portugueses.

O Centro Cultural Belém promove ainda espetáculos de teatro, dança e música. Seu museu reúne obras de Dali, Francis Bacon e Andy Warhol, ou seja, imperdível.

Outros passeios que valem a pena fazer incluem o Terreiro do Paço, como também é conhecida a Praça do Comércio; Rua Augusta, que dá acesso à Praça D. Pedro IV, também conhecida como Rossio, que tem o padrão da calçada replicado em Copacabana, e a outras duas praças: a da Figueira e a dos Restauradores.

Não dá para deixar de conhecer ainda o Elevador de Santa Justa (pelo belo mirante), Alfama, um dos bairros mais antigos de Lisboa, que ainda conserva sua estrutura árabe com ruas labirínticas, pátios e becos.

A região central de Portugal, além de Lisboa, é endereço das encantadoras cidades de Sintra, Cascais e Estoril.


Vale do Douro

Se desembarcar em Porto, na região Norte, a viagem pode começar sem medo pelo Vale do Douro, rota obrigatória para quem aprecia um bom vinho. Parreirais emolduram a paisagem entre Peso da Régua e Pinhão, que dispõe de belos hotéis, pousadas e vinícolas com degustação de vinhos de mesa e do Porto.

Caso queira uma experiência mais intimista, escolha o verão para ver de perto a vindima, época da colheita das uvas, que começa no final de agosto e vai até outubro. Aliás, aproveite e agende para participar da pisa nas uvas, disponível em algumas vinícolas. Vale hospedar nessa região ou, no mínimo, fazer um bate-volta, caso prefira ficar em Porto.

Porto 
Porto é a segunda maior cidade de Portugal e está localizada no estuário do Rio Douro. Além das famosas adegas, tem uma vasta história, gastronomia riquíssima e atrações culturais, que animam as noites. Seu centro histórico foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1996, ou seja, vai ter muito o que conhecer, além de suas famosas pontes, como a Dom Luís IV.

Na lista de raridades, a Sé do Porto, um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal; o suntuoso Palácio da Bolsa, do século XIX, que era um antigo mercado de ações, isso sem falar nos museus, cafés, mercados e livrarias, em especial a Livraria Lello ou Livraria Chardron, de estilo neogótico, localizada na freguesia da Vitória, e inspiração da autora de Harry Potter, J.K. Rowling.

Não encerre seu roteiro pelo Porto sem conhecer Vila Nova de Gaia – do outro lado do Rio Douro principalmente se não conheceu as vinícolas no Vale Douro – é aqui que ficam as cavas (adegas) do vinho do Porto e restaurantes com mesas ao ar livre.


Coimbra 
Ainda ao Norte, outra parada obrigatória é Coimbra, endereço de uma das universidades mais antigas do mundo ainda em funcionamento. Pública, a Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal, é constituída por 3 polos, 8 faculdades e 18 museus. A instituição conta ainda com o Jardim Botânico e o Estádio Universitário de Coimbra.

Dentro da universidade, na Biblioteca Joanina, considerada umas das melhores e mais belas do mundo, pode-se encontrar obras valiosíssimas, como a primeira edição de ‘Os Lusíadas’, de Luís Vaz de Camões. Seu cenário único foi inspiração para o filme a ‘A Bela e a Fera’, de 2017.

Fátima
Seguindo viagem, o próximo ponto de parada é Fátima, onde está localizado o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que reúne anualmente mais de seis milhões de peregrinos de todos os cantos. Se é devoto, maio, mês das primeiras aparições da Virgem Maria, é perfeito para conhecer e participar, entre os dias 12 e 13, da Procissão das Velas.


Nazaré 

E nada melhor que encerrar a região Norte com uma dose de aventura em Nazaré, conhecida mundialmente por suas ondas gigantes que atingem a costa todo inverno. De outubro a fevereiro, é a melhor época para presenciar o fenômeno, período também de maior presença de surfistas e espectadores.

Se estiver em Nazaré aproveite também para conhecer o Forte São Miguel Arcanjo e degustar pratos típicos da antiga vila de pescadores ou se jogue nas atividades aquáticas, incluindo pranchas de stand up paddle, caiaques e jet-skis. Aliás, se o interesse é por praias, as melhores estão na região Sul, em especial em Algarve.