43 3422-4191     43 9 9912-2004

Os principais fenômenos astronômicos de 2020

Publicado: 03/01/20 às 10h22

Jornalista Izaias Lopes

Este ano será muito especial para os amantes da astronomia, isso porque ocorrerão diversos fenômenos astronômicos durante o ano. Os eventos começarão nos primeiros dias de janeiro e terminarão nos últimos dias de dezembro. Dentre eles estão chuva de meteoros, superlua e eclipse total do Sol.

Conforme o calendário astronômico de 2020, já nos dias 3 e 4 de janeiro poderão ser observadas, com maior intensidade, a partir do Hemisfério Norte, chuva de meteoros, chamada Quadrântidas.

Dentre os principais fenômenos astronômicos esperados também estão a superlua, que é quando a Lua, em fase de Lua cheia, está mais próxima da Terra. Esse evento ocorrerá em 9 de março e se repetirá em 7 de abril e 9 de maio. Nesses dias, o satélite natural parecerá 7% maior e 15% mais brilhante.

Também neste ano ocorrerá eclipse total do Sol, quando a Lua bloqueia a passagem da luz solar. Esse fenômeno ocorrerá em 14 de dezembro e poderá ser visto principalmente no Hemisfério Sul, especialmente em algumas regiões da Nova Zelândia, Chile e Argentina, e, parcialmente, em áreas do Brasil.

Uma das chuvas de meteoros mais aguardadas por fãs da astronomia, as Perseidas, que ocorrem normalmente em agosto, serão mais intensas este ano nos dias 12 e 13 do oitavo mês.

Já as Geminídeas, evento que ocorre uma vez por ano na Terra e também caracteriza uma chuva de estrelas, ocorrerão de 13 a 15 de dezembro. Com o céu limpo, poderão ser vistas até 120 “estrelas cadentes” por hora no céu, no momento de pico do fenômeno.

Com informações da UOL e BBC