43 3422-4191     43 9 9912-2004

2020: Saiba como começar o ano de bem com a balança

Publicado: 02/01/20 às 10h51

Jornalista Izaias Lopes

Dezembro é o mês das confraternizações. Nessa época, tendemos a comer mais, pois são tantas delícias que fica difícil resistir a todas. Então temos amigos-chocolate, formaturas, ceia de Natal e Ano-Novo para ir; ocasiões que contribuem (e muito) para o ganho de peso. Segundo Fernanda Villas Boas de Castro, nutricionista esportiva e funcional apucaranense, existem dicas de como começar o ano de bem com a balança.

Conforme Fernanda, nesse período é recomendável evitar alimentos ricos em sal, açúcar, farinha refinada, além de frituras e carnes gordurosas, pois além de terem baixo valor nutricional, têm alta quantidade de carboidratos simples e gorduras saturadas, que favorecem para o ganho de peso.

Outros alimentos que podem ser evitados nessa época são os embutidos e os industrializados. Em contrapartida, alimentos in natura, como folhas e frutos ou ovos e leite, ajudam no processo de digestão e não sobrecarregam os rins e o fígado. “Recomendo também castanhas, frutas desidratadas, como tâmaras, damasco, Cranberry e uvas passas, e lascas de coco como opções para doces”.

Segundo Fernanda, para quem não quer fugir da dieta e, ainda assim, consumir bebida alcoólica, é recomendável beber vinho ou espumante. De acordo com ela, vinho tinto é a melhor pedida à saúde do corpo.

Além disso, beber bastante água durante a ingestão de bebida alcoólica ajuda a amenizar os efeitos da ressaca. A dica é beber um copo de água para cada copo de bebida. “Água com limão é outra recomendação, pois acelera a digestão”, sugere.

“Outra dica interessante é sempre ir às festas alimentado, adiantando uma das refeições principais, pois evita que o álcool suba mais rápido. Também é investir em um processo detox de aproximadamente 15 dias depois das festas”.