43 3422-4191     43 9 9912-2004

Desastres naturais poderão ser alertados via TV digital no Brasil

Publicado: 18/12/19 às 09h08

Jornalista Izaias Lopes

Com objetivo de alertar rapidamente o brasileiro sobre riscos de enchentes, deslizamento de terra, dentre outros desastres naturais, o governo federal estuda criar um sistema de alerta via TV digital (sinal aberto). O modelo, ainda sem cronograma de implantação, poderá ficar pronto no próximo ano.

“O sistema tem o intuito de evitar maiores consequências da catástrofe. Os objetivos são velocidade e complementariedade aos alarmes existentes, para que a população receba as informações o mais rápido possível”, explica André Fonseca, coordenador geral de televisão digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A ideia é, portanto, “aproveitar o sinal da TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), para veicular mensagens por escritos nas telas dos televisores, monitores e celulares”. Segundo Fonseca, a preferência pela EBC se dá por ser uma emissora da União.

A ideia é inspirada no sistema japonês EWBS, que alerta a população sobre situações de risco, como tsunamis e terremotos. O modelo já é utilizado em 20 países, segundo o ministro-conselheiro da Embaixada do Japão em Brasília, Naoki Hikota.

A ser conduzida pelo ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a iniciativa depende do estabelecimento de uma política pública elaborada em conjunto com outras áreas do governo, como o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o Instituto Nacional de Meteorologia e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (SGI).

Com informações da AgênciaBrasil