Publicado: 17/12/19 às 08h50
Jornalista Izaias Lopes
Queridinho das festas de fim de
ano, o panetone é hoje um dos produtos natalinos mais comercializados, estando
presente na mesa do brasileiro como um alimento indispensável na época em que
celebra-se o nascimento de Jesus.
Somente no ano passado, foram
vendidas 39 mil toneladas, resultando no aumento de 2,5% nas vendas com relação
a 2017, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos,
Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI).
“Este alimento está presente em
53,6% dos lares brasileiros. Ou seja, mais de 30 milhões de famílias consumiram
panetone entre novembro de 2018 e janeiro deste ano”, explica Cláudio Zanão,
presidente-executivo da ABIMAPI.
Para 2019, a estimativa é que
haja um aumento de 5% nas vendas, segundo uma pesquisa da associação
encomendada à Kantar Worldpanel, a qual reflete a rotina de 11.300 domicílios
brasileiros, correspondente a 52 milhões de famílias espalhadas pelo Brasil.
Se alcançada a estimativa, o
setor poderá movimentar R$ 735 milhões com a venda de mais de 40 mil toneladas
do produto no período sazonal, entre novembro de 2019 e janeiro de 2020.
Dentre os preferidos dos
brasileiros, segundo a pesquisa, estão os panetones tradicionais, representando
77% do volume em vendas, e os recheados, com 20,4%, sendo o de chocolate o favorito
da população.
“Prefiro os recheados com
chocolate. Neste ano os preços estão um pouco caros, principalmente os
trufados. Mas há algumas lojas e supermercados em Apucarana onde podemos
comprá-los mais baratos”, comenta Jaqueline Campidelli.
Com informações da assessoria de
imprensa ABIMAPI